A Reteng finalizou mais uma obra de recuperação estrutural, onde prestou os serviços para o Clube da Associação dos Empregados da COPASA. O serviço consistia na recuperação estrutural da laje com quase 600m² e na confecção da nova estrutura do telhado.
O Clube foi construído há mais de 30 anos e devido a sua vida útil e erros na montagem do telhado, ele apresentava inúmeros problemas, tais como:
Figura 1 – Telhado em madeira bastante degradado
Figura 2 – A distância entre as terças estava em desacordo com as normas
Figura 03 – Estrutura metálica corroída com perfis não condizentes com os vãos
Figura 4 – Apoios dos perfis metálicos degradados e amarrados com fios e arames
Figura 5 – Fissuras e trincas na laje
O problema no telhado estava gerando infiltrações muito significativas nas lajes, o que prejudicava não apenas as atividades do clube, mas também acelerava os processos de lixiviação, corrosão das armaduras, aparecimento de fissuras e aparecimento de bolhas e mofo na pintura. Essas patologias são extremamente prejudiciais as estruturas de concreto armado, e caso não sejam recuperadas, podem gerar sérios problemas a estabilidade e segurança estrutural.
Diante disso, a definição do escopo foi planejada levando em consideração os problemas existentes, de modo a executar as manutenções e os reparos necessários, objetivando preservar a integridade física da edificação e com um menor custo possível. De uma maneira geral, a edificação apresentava-se em bom estado, sendo necessário para manter a sua conservação apenas os trabalhos de recuperação da laje, já que as vigas e pilares não apresentavam danos estruturais. Além disso, toda a estrutura metálica do novo telhado, bem como a montagem das telhas, rufos e calhas também faziam parte do escopo.
Pensando nisso, a AECO, preocupada com a segurança da edificação, solicitou a Reteng a execução dos trabalhos de manutenção.
Os serviços foram divididos nas seguintes etapas:
- Levantamento e projeto arquitetônico contendo planta baixa, fachada, cortes, cobertura e memorial descritivo do Restaurante e do Cantinho Baby (Figura 06)
- Limpeza da área para correta identificação das fissuras e diminuição da sobrecarga na laje (Figura 07)
- Recuperação e reforço da laje do restaurante, através do sistema de injeção com aplicação de resina de poliuretano estrutural na face superior da laje. As fissuras inferiores da laje foram tratadas com a aplicação de argamassa polimérica. (Figura 08)
- Recuperação pontual de uma parte da laje que não estava adequadamente armada e que apresentava risco eminente de queda. Este pequeno “balanço” estava apenas com as armaduras na parte inferior da laje, no entanto, devido ao tipo de esforços, ela também deveria ser armada na face superior. Ou seja, ficou faltando o aço “negativo”. (Figura 09)
- Em seguida foi realizado a montagem da estrutura do novo telhado, com troca das telhas, rufos e calhas e melhoria da inclinação do telhado para aumentar a velocidade do escoamento. (Figura 10)
Figura 6 – Planta Térreo com a localização e nomeação das patologias.
Figura 7 – Limpeza da área
Figura 8 – Bicos de injeção posicionados para o tratamento das fissuras
Figura 9 – Recuperação da laje que apresentava risco eminente de queda
Figura 10 – Montagem da nova estrutura do telhado
A Reteng concluiu mais uma obra com êxito, dentro dos padrões de qualidade, respeitando as normas de segurança, e em cumprimento aos prazos estabelecidos pelo cliente.